RETROSPECTIVA Campanha do Treze na Série C do Campeonato Brasileiro 2013

A caminhada do Treze Futebol Clube na Série C do Campeonato Brasileiro 2013, foi de auto e baixo. O Galo conseguiu a classificação para a próxima fase na última rodada com gol aos 45 minutos do segundo tempo em partida contra o Santa Cruz jogando no estádio Presidente Vargas o PV em Campina Grande.

Mais entre vitórias derrotas, tropeços é acertos, ainda bem que todos no PV, pregaram a humildade, quando o assunto foi jogar para se manter na competição nacional. 


Equipe do Treze contra o Vila Nova-GO. (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb / Montagem | Jabmilson Luis) 

Por Jabmilson Luis
Redação do Torcedor / Matéria Relacionada

O Treze é talvez a maior surpresa da Série C do Campeonato Brasileiro edição 2013. Em um ano conturbado, em que o time esteve com quarto treinador, o Galo da Borborema saiu da zona de rebaixamento da competição nacional, onde ficou até a 11ª rodada da primeira fase, para se classificar em terceiro lugar do Grupo A. e chegou as  quartas de final da Série C com muito trabalho. O confronto contra o Vila Nova, contudo, que valeria vaga na Série B de 2014, foi encarado pelos trezeanos como a grande oportunidade do time “ganhar o ano”. Mais infelizmente o Galo jogando no estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO. não resistiu à pressão do Vila Nova, perde por 2 a 0 e deu adeus ao sonho do acesso. 


A atual temporada não vinha sendo boa para o Galo. Fora das disputas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o time de Campina Grande tinha elegido o Campeonato Paraibano como “prioridade máxima” para o primeiro semestre. Mas vacilou em muitos momentos chaves e não inspirava confiança. O clube começou o ano com Sérgio Cosme no comando técnico e depois contratou Lourival Santos, mas nenhum dos dois emplacou boas sequências. Por fim, o Galo contratou o técnico Vica.


Famoso entre os times nordestinos, ele teve como grande mérito classificar o Alvinegro para as finais do Paraibano e dar ao Galo vagas no Nordestão e na Copa do Brasil de 2014, tendo eliminado nas semifinais o arquirrival Campinense. Na final, no entanto, o time perdeu o título para o Botafogo-PB em pleno Estádio Amigão, em Campina Grande, perdendo por 3 a 0 um jogo que poderia ser derrotado por até um gol de diferença.


Após o fracasso no Estadual, o time se voltou à Série C. Antes, contudo, precisou pôr fim à briga jurídica iniciada em 2012, quando o time entrou na competição nacional no lugar do Rio Branco-AC após um longo imbróglio. Neste ano, o impasse foi mais simples. Treze, Rio Branco e CBF chegaram a uma conciliação no Supremo Tribunal Federal para que todas as partes retirassem suas ações na justiça. Os dois protagonistas da confusão foram incluídos na Série C, deixando o Grupo A com 11 clubes e três vagas de rebaixamento. O representante do Acre acabou rebaixado, mas o da Paraíba surpreendeu – apesar das dificuldades.


Gol salvador de Giancarlo contra o Santa Cruz garantiu o Treze nas quartas de final da Série C (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)

Sofrendo com problemas financeiros, em mais de uma oportunidade a diretoria trezeana apelou para as redes sociais para pedir ajuda dos torcedores para pagar os salários dos atletas. A pedido de Vica, o Galo dispensou também o atacante Thiago Chulapa (que voltaria ao time depois da queda do treinador e que até hoje é o artilheiro do clube na competição). Iniciada a Série C, os fracassos começaram. Ainda como comandante do time paraibano, Vica sofreu quatro derrotas (duas delas por 4 a 0), dois empates e apenas uma vitória. Foi demitido com o time em penúltimo lugar, dentro da zona de rebaixamento.

Vida nova! 
Sem dinheiro para contratar outro nome de peso, o Treze tomou a decisão de efetivar o técnico da base Luciano Silva para o time principal. A aposta era ousada, mas deu certo. Luciano estreou com vitória para o Águia de Marabá em casa, mas na partida seguinte foi goleado por 6 a 0 pelo Santa Cruz, no Arruda, ameaçando o cargo do novo treinador. Ele sobreviveu à degola e a partir daí o time foi outro. Com uma nova filosofia de Trabalho, adotada pelo Treinador, O Treze venceu oito partidas, empatou uma e perdeu apenas duas depois daquela goleada e garantiu a classificação no último minuto do jogo final, contra Santa Cruz. Foi um momento tão intenso que levou à loucura o torcedor trezeano José Melo, que, em êxtase,sacou R$ 500 do bolso e premiou Giancarlo, autor do gol da classificação. 


Se tivesse subido para a Série B, o Treze voltaria à divisão que não joga desde 1991, a mesma que alega ter conquistado em 1986. Na verdade, a competição daquele ano foi dividida em quatro grupos de nove clubes, mas nunca houve o mata-mata que definiria o campeão. Os primeiros colocados dos respectivos grupos (Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma) se declararam campeões, mas a CBF nunca homologou os títulos. Mais recentemente, o Treze fez boas campanhas na Série C de 2006 e na Série D de 2011, mas sem conquistar o acesso.


Ao um empate!! 
O Galo, além de ter vencido no primeiro embate, ainda poderia se beneficiar do regulamento. Como o gol marcado fora de casa é critério de desempate, os nordestinos ficariam com a vaga nas semifinais e, consequentemente, na Série B até mesmo em caso de derrota por um gol de diferença, desde que balançasse as redes do bom goleiro Toni Vila. Seria a coroação de uma temporada singular para o futebol da Paraíba, para o Treze Futebol Clube que platicamente não teve apoio para as disputas do Brasileirão. 


Fim do sonho!!
Na noite deste domingo (27), Jogando fora de casa, no estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO. o Treze foi derrotado por 2 a 0 pelo Vila Nova e acabou eliminado da terceira divisão nacional, sem conseguir o objetivo de subir para a Série B do próximo ano. No entanto, o Alvinegro conseguiu o objetivo de garantir um calendário completo para a próxima temporada

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TOPEÇO Treze não resiste à pressão do Vila Nova, perde por 2 a 0 e da adeus ao sonho do acesso


Treze perde do Vila, por 2 a 0 é da adeus ao acesso a Série B (Foto: Fernando Vasconcelos/Globoesporte.com)

CLIQUE AQUI  e confira como foi a partida

DEU GALO Treze vence o Vila Nova por 1 a 0 e vai ter a vantagem do empate na volta


Negretti marcou o gol da vitória do Treze em cima do Vila Nova (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo

*Os números e jogos do time do Treze na Quartas de Final - Jogo de Ida. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com gol salvador, Giancarlo garante o Treze no mata-mata da Série C


Gol salvador de Giancarlo contra o Santa Cruz garantiu o Treze nas quartas de final da Série C (Foto: Jackson Rodinneli / TV Paraíba)

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo

Fora de casa, Treze tropeça contra o Águia

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo


Sob sol forte, Treze empata com Brasiliense fora de casa


Equipe do Treze (PB) na partida diante do Brasiliense (DF) no empate em 2 a 2 pela Série C. ( Foto: Divulgação / Assessoria Treze FC) 

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo


Treze mostra superioridade, e vence o Fortaleza por 2 a 0 no PV


Treze e Fortaleza, fizeram um jogo bastante movimentado no PV.
 (Foto: Divulgação / João da Paz) 

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo

Com inteligência, e golaço de Túlio Renan, Treze derrota o CRB em pleno Estádio Rei Pelé


Jogo entre CRB e Treze foi muito disputado no primeiro tempo (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo

Em clima de festa, Treze vence o Líder Luverdense por 1 a 0 no PV


Túlio Renan, comemora gol que deu a vitória ao Treze por 1 a 0 sobre o LEC. Foto: Divulgação / João da Paz).

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo

Na raça, Tiago Chulapa marca, e Treze vence Baraúnas no PV


Apito final levou euforia aos jogadores trezeanos no Estádio PV (Foto: Jackson Rodinneli / TV Paraíba). 

CLIQUE AQUI e confira como foi o jogo

Giancarlo marca, e Treze vence o Rio Branco por 2 a 1 de virada pela Série C


Rio Branco e Treze se enfrentaram na Arena da Floresta nesta quarta-feira. Time Paraibano levou a melhor venceu por 2 a 1 de virada. (Foto: Duaine Rodrigues)

Clique aqui e confira como foi a partida

Treze perde para o Sampaio e segui na zona de rebaixamento


Sampaio vence por 4 a 2 o Treze (Foto: Douglas Junior/O Estado)

Clique aqui e confira como foi a partida

Com apoi da Torcida Treze venceu o Cuiabá por 2 a 0 no PV


Treze venceu o Cuiabá por 2 a 0 no PV. (Foto: Divulgação Treze FC)

Clique aqui e confira como foi a partida

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Os números e jogos do time do Treze na primeira fase do Brasileiro da Série C

Em jogo fraco, Treze vence o Rio Branco no PV

Treze bate o Rio Branco por 3 a 0 no PV em partida válida pela décima rodada da Série C 2013. Fotos: divulgação (Treze FC)

Clique aqui e confira como foi o jogo

No Arruda, Com um jogador a mais, Treze e humilhado


Flávio Caça-Rato e Dênis Marques comemoram o primeiro gol (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

Clique aqui e confira como foi o jogo

Treze faz dever de casa, vence o Águia de Marabá,e reencontra o caminho das Vitórias na Série C



Time do Treze na Vitória por 2 a 1, sobre o Águia de Marabá no PV. (Foto: João da Paz)


Clique aqui e confira como foi o jogo

Desorganizado, Treze não faz dever de casa, e fica no empate com Brasiliense


Treze e Brasiliense não passaram do empate no Estádio PV (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)

Clique aqui e confira como foi o jogo

De virada, Treze perde para o Fortaleza no PV


Treze joga bem mais não segura o empate
 (Fotos: reprodução / Esporte TV)

Clique aqui e confira como foi o jogo

Treze pressiona, mais não consegue vencer o CRB na Reabertura do PV


Treze é surpreendido, e perde para o CRB em pleno PV. 
(Foto: Divulgação / Treze FC)

Clique aqui e confira como foi o jogo

Treze e goleado por 4 a 0 fora de casa, pelo Luverdense


Treze perde para o Luverdense por 4 a 0, 
(Foto: Divulgação / Assessoria LEC)

Clique aqui e confira como foi o Jogo.

Treze bate o Baraúnas fora de casa por 2 a 0, e chega a sua primeira vitória na Série C


Equipe do Treze, na vitória sobre o Baraúnas por 2 a 0. 
(Foto: Ascon Treze FC)


Clique aqui e confira como foi o jogo

Em casa Treze fica no empate em 1 a 1,diante do Sampaio Corrêa


Trio de árbitro e capitas de Treze e Sampaio no Estadio Amigão 
(Foto: Divulgação / João da Paz)

Clique aqui e confira como foi o jogo

Fora de casa Treze perde para o Cuiabá por 4 a 0, pela Séria C


Na abertura da Série C edição 2013 Treze perde por 4 a 0 (Foto: Divulgação / Assessoria Cuiabá)

Clique aqui e confira como foi o jogo.

© Todos os direitos reservados O material contido neste website pode ser reproduzido desde que contenha a fonte

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © 2013 BLOG DO JAIME PARAÍBA Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.