Raio X: Entenda os erros que levaram o Treze para a Série D doBrasileirão

Mudança constante de treinadores, excesso de contratações, eliminação precoce da Copa do Nordeste e do Campeonato Paraibano marcaram a temporada do time


Por Silas Batista e Hévilla Wanderley Campina Grande


Fortaleza massacra o Treze na Arena Castelão e confirma vaga nas quartas da Série C (Foto: Kid Júnior / Agência Diário)Treze entrou na zona de rebaixamento após ser goleado pelo Fortaleza (Foto: Kid Júnior / Agência Diário)
Uma temporada para ser esquecida. Definitivamente 2014 não foi o ano do Treze e do torcedor galista, que em nenhuma oportunidade conseguiu ver seu time em alta. O que se viu foi uma troca constante de treinadores: em menos de um ano, quatro comandantes passaram pelo clube. O Galo teve um número recorde de contratações: Vestiram a camisa alvinegra 101 jogadores.
Apesar disso, o time de Campina Grande foi eliminado precocemente do Copa do Nordeste e do Campeonato Paraibano deste ano e não conseguiu chegar ao G-4 do Grupo A da Série C. Em meio às derrotas na competição nacional, o Treze ainda teve que enfrentar protestos da própria torcida. 
Foram muitos equívocos em uma única temporada. Por isso, o GloboEsporte.com mostra como foi esta campanha desastrosa, que culminou no rebaixamento do Treze para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Troca de treinadores
Quatro treinadores passaram pelo comando do Treze entre novembro do ano passado e setembro deste ano. Leandro Campos foi contratado no final de 2013 para a Copa do Nordeste, o Campeonato Paraibano e a Copa do Brasil. Mas após campanhas ruins nas três competições, ele resolveu entregar o cargo dois dias antes do Clássico dos Maiorais pelo estadual.
Para o seu lugar foi contratado Leandro Sena, que passou apenas três semanas à frente do Galo e que em seis jogos conseguiu somente uma vitória. Foram três empates e duas derrotas.
Leandro Campos, Leandro Sena, Givanildo Oliveira e Everton Goiano (Foto: Montagem GloboEsporte.com/pb)Leandro Campos, Leandro Sena, Givanildo Oliveira e Everton Goiano passaram pelo Treze em menos de um ano
(Foto: Montagem GloboEsporte.com/pb)
O Treze não perdeu tempo, e logo após a demissão de Sena, contratou o “Rei do Acesso”, Givanildo Oliveira. Ele foi demitido a três rodadas do fim da primeira fase da Série C e deixou o Alvinegro em uma situação bem desconfortável: na oitava posição do Grupo A, com 16 pontos conquistados. 
Sem chances de classificação, Everton Goiano foi contratado para tentar livrar o time do iminente rebaixamento. Mas não conseguiu e ainda não sabe se continua como técnico trezeano.
Fora os quatro treinadores, o auxiliar Fábio Menezes assumiu o time em duas oportunidades.
Excesso de contratações
joão rodrigo, lateral-direito do treze (Foto: Divulgação / Treze)João Rodrigo foi apresentado no Treze, mas foi embora dois dias depois (Divulgação / Treze)
Ao todo, 101 jogadores passaram pelo Presidente Vargas este ano. O recorde é de atacantes, foram 22 atletas da posição que vestiram a camisa alvinegra, seguido por laterais (19) e zagueiros (19), meias (18) e volantes (18) e goleiros (5). Para piorar a situação, ainda teve o lateral João Rodrigo, que foi embora dois dias após chegar em Campina e sequer estreou pelo time.
O elenco começou a ser formado no final de 2013, por Leandro Campos, que assumiu após a eliminação da Série C. O Treze também trocou de gerente de futebol: saiu Joba e entrou Ari Barros.
Eliminação precoce do Nordestão e do Paraibano
Apesar do alto número de contratações, nenhum treinador conseguiu sucesso nesta temporada. O Treze foi eliminado ainda nas primeiras fases do Campeonato Paraibano e da Copa do Nordeste.
No Nordestão, o time venceu apenas uma partida e perdeu cinco. No final da primeira fase, terminou na lanterna do Grupo C, com apenas três pontos. Já no estadual, o time ficou de fora das semifinais, terminando a competição em quarto lugar com 22 pontos. Apenas os dois primeiros se classificavam para a próxima fase. 
Treze x CSP, Presidente Vargas (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)No Paraibano, o Treze foi eliminado de forma melancólica. O time foi goleado dentro de casa pelo CSP
(Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)
Entretanto, o Treze conseguiu passar da primeira fase da Copa do Brasil. Mas, foi eliminado pelo Vasco na etapa seguinte.
Fator Botafogo
Nem mesmo os dois clássicos contra o Botafogo-PB na Série C, o Treze conseguiu vencer. O Galo perdeu por 3 a 2, no Estádio Almeidão, na estreia das duas equipes na competição. Jogando em casa não foi muito diferente, e o Belo saiu novamente com os três pontos. O time de João Pessoa venceu no Presidente Vargas por 1 a 0.
Protestos da torcida
Após a derrota por 4 a 0 para o Fortaleza, ocorrida na 16ª rodada, um grupo de torcedores protestou das arquibancadas do PV contra o desempenho do time, que brigava para escapar da zona de rebaixamento da Série C. Na ocasião, o clima ficou bastante tenso quando os torcedores dispararam rojões e bombas dentro do gramado, enquanto os jogadores deixavam o campo; e ovos e pedras no estacionamento do estádio. A Polícia Militar teve que intervir.
Protesto torcida do Treze, Presidente Vargas (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)Torcida do Treze protesta durante treino no Presidente Vargas (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

Rebaixamento para a Série D
Ao contrário do ano passado, quando quase conseguiu o acesso, a campanha do Treze deste ano foi bem diferente. Em nenhuma das 18 rodadas, o time conseguiu entrar no G-4 do Grupo A e a melhor colocação, durante toda a terceira divisão, foi o quinto lugar, que aconteceu após a vitória por 3 a 0, em cima do Paysandu, na oitava rodada.
Em 18 jogos, o Treze perdeu sete, empatou seis e venceu apenas quatro. Todas as vitórias foram dentro de casa. O time entrou na zona de rebaixamento na 16ª rodada, após ser goleado pelo Fortaleza no Estádio Castelão, e não saiu mais. O time ainda conseguiu vencer o Salgueiro na última rodada, mas não escapou do rebaixamento.
© Todos os direitos reservados O material contido neste website pode ser reproduzido desde que contenha a fonte

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © 2013 BLOG DO JAIME PARAÍBA Traduzido por: Templates para Blogger - Anime OST.